quinta-feira, 19 de maio de 2011

Biografia de Sir Arthur Conan Doyle

Este nobre escritor nasceu em Edimburgo, no dia 22 de Maio de 1859, sendo filho de Charles Doyle e Mary Foley Doyle. Em outubro de 1876, Doyle ingressou na Universidade Edimburgo, no curso de medicina. Foi nesta universidade, que ele conheceu Joseph Bell, um cirurgião que, similar as deduções de Sherlock Holmes, conseguia determinar a vida de um paciente com apenas seu vislumbre.
Conan Doyle, a fim de conseguir algum dinheiro, escreve sua primeria história, “O mistério de Sassassa Valley", que mais tarde, serviria como inspiração para seu livro “O Cão dos Baskervilles”. O sucesso deste livro induziu Doyle a criar seu principal personagem Sherlock Holmes, inspirado em vários detetives locais e de seu tutor, Joseph Bell, aproveitando as horas livres. Holmes era sempre acompanhado por Watson, um médico com alguma experiência no ramo. Esse seu novo personagem teve sua estréia no "Um Estudo em Vermelho". Como sua estréia teve uma grande repercussão, Doyle escreveu "O Signo dos Quatro".Apesar de Doyle ter feitos várias histórias, os que fizeram mais sucesso foram Os quatro romances de Sherlock Holmes e Watson (citados abaixo).
Em uma de suas histórias, Conan Doyle matou Sherlock Holmes, o que gerou vários prostestos, e até movimentos contra, por volta de 1893. Doyle, então, “reviveu” seu personagem na história “A Casa Vazia”, em 1903. Sherlock ja possuía uma fama maior que Conan Doyle.
Durante um conflito entre a Inglaterra e a África do Sul, em 1899, Arthur mostrou seu lado patriota, e auxiliou durante os possíveis conflitos, como assistente e cirurgião, auxiliando os possíveis feridos. Juntamente com estes conflitos, surgiram várias críticas sobre os conflitos em quaestão, que o levaram a escrever textos defendendo os interesses de seu país. Em 1902, Arthur Conan Doyle ganhou um título de nobreza do Império, passando a ser chamado Sir Arthur Conan Doyle.
Sir Arthur Cononan Doyle morreu em 7 de julho de 1930, com problemas cardíacos, que ja o incomodara a vários meses.

3 comentários: